Confira algumas perguntas e dúvidas que nossos clientes questionam com frequência.

Ver televisão muito de perto pode prejudicar os olhos?

Não. Televisão, videogames e computadores não causam danos aos olhos. Pode ocorrer um cansaço, mas isto não prejudica a visão. Porém, o hábito de olhar objetos de perto pode indicar miopia. Procure o seu médico para melhor esclarecimento.

Algumas crianças querem usar óculos e mentem na hora do exame. O médico consegue detectar esta simulação?

Nem sempre é fácil, mas o médico pode determinar se a criança tem grau, independente da sua verbalização (como fazemos com bebês, crianças pequenas, especiais). É muito comum crianças quererem óculos, aparelho ortodôntico, gesso…

A partir de que idade pode usar lente de contato?

Quando se tem responsabilidade de cuidar. Quem dá autorização para um menor de idade usar lente são os pais ou responsáveis. Existem crianças de 10, 11 anos que podem usar, outros com 16 que não. Depende de cada um.

A miopia melhora com o uso dos óculos?

Qualquer tipo de erro refracional (miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia) são compensados com o uso dos óculos, sem entretanto, interferir na evolução do grau. As correções ópticas (óculos, lente de contato) propiciam uma boa acuidade visual bilateral, fazendo com que seus olhos estejam em equilíbrio, trazendo – lhe conforto visual e bem estar.

Você sabia que se deve ter muito cuidado em ambientes de total escuridão?

Para quem tem estreitamento angular (câmara anterior ocular com seio camerular estreito) há um risco potencial de desencadear uma crise de glaucoma agudo. Devem evitar ingerir remédios a base de beladona, homatropina e atropina, principalmente se forem submetidos à cirurgia sob anestesia geral. Pergunte sempre ao oftalmologista qual tipo de ângulo camerular você tem: aberto, estreito ou fechado.

Qual a frequência do exame oftalmológico?

Caso não haja patologia específica, anualmente.

Computador estraga a visão?

Diante do computador piscamos menos vezes e isto diminui a hidratação da córnea. O olho seco arde, coça, lacrimeja, fica vermelho, causa sensação de corpo estranho o que é incômodo e desconfortável, mas não há perda visual por uso de computador.

Que tipos de atividades físicas são permitidas após uma cirurgia de catarata?

Devido a avanços na técnica cirúrgica, a atividade física após a cirurgia de catarata não é restrita como era no passado. Não há restrições a atividades regulares como andar ou passear, porém deve ser evitado pegar peso, fazer grandes esforços, abaixar a cabeça, correr, ou mesmo dormir do lado do olho operado.

A cirurgia de catarata pode ser feita com laser?

Sim. Algumas etapas da cirurgia, mas o laser não pode ser usado para remover a catarata. O laser é frequentemente confundido com um aparelho chamado facoemulsificador que dissolve a catarata durante a sua remoção cirúrgica.

Como pingar corretamente um colírio?

Lave as mãos, jogue a cabeça para trás e com o dedo indicador abaixe a pálpebra inferior do olho de forma que essa forme uma "bolsa" . Pingue o colírio e mantenha os olhos fechados por um minuto. Uma leve compressão no canto interno do olho pode diminuir a absorção do colírio para a corrente sanguínea, por compressão do ducto de drenagem lacrimal. Evite o contato do conta-gotas com os olhos ou com qualquer superfície, Para evitar contaminação do frasco do colírio. Mantenha a tampa do frasco bem fechada após o uso.

Qual a idade mínima para consultar um ofalmologista?

Não existe idade mínima. O oftalmologista pode ser consultado em qualquer idade.